Índice dos assuntos tratados nesta pesquisa sobre o acidente ocorrido com o Veículo Lançador de Satélites VLS-1 V03, em 22 de agosto de 2003, em Alcântara, Maranhão, e orientações para o lançamento seguro do VLS-1 V04.

ÍNDICE

1 – Visão Geral do Sistema VLS-1 V03, cablagem dos fios dos detonadores, sala de interface, casamata e linha de disparo.

2 – Melhorias sugeridas no projeto dos circuitos de Segurança e Atuação dos propulsores do primeiro estágio do VLS-1 V03.

3 – Falhas técnicas na segurança dos propulsores A, B, C, D e no projeto do circuito de Segurança e Atuação dos detonadores do primeiro estágio do VLS-1 V03.

4 – A primeira hipótese é a causa mais provável do acidente ocorrido com o VLS-1 V03, em 22 de agosto de 2003, em Alcântara, Maranhão.

5 – Segunda possível causa do acidente ocorrido com o VLS-1 V03, em 22 de agosto de 2003, em Alcântara, Maranhão.

6 – Terceira possível causa do acidente ocorrido com o VLS-1 V03, em 22 de agosto de 2003, em Alcântara, Maranhão.

7 – Dispositivos e técnicas de segurança para o Circuito de Segurança e Atuação do VLS-1.

8 – Aspectos políticos e organizacionais envolvidos no acidente do VLS-1 V03, declarados em entrevista com o ex-diplomata Helder Martins de Moraes

9 – As imagens do vídeo que mostram as interferências e a ignição do VLS-1 V03 quadro a quadro. Página da Internet. Disponível em < URL: https://dallapiazza.wordpress.com/9-as-imagens-do-video-que-mostram-as-interferencias-e-a-ignicao-do-vls-1-v03-quadro-a-quadro/ >. Acessado em 2013.

10 – Análise do resultado da correção da figura 79.

11 – Sobre a geração de eletricidade estática em antenas e fios encapados com materiais isolantes.

12 – Vídeo de um treinamento sobre “Descarga Eletrostática”.

13 – “Checklist” para Dispositivos Eletro-pirotécnicos, EMI, EMC e ESD.

14 – Figura 79 adaptada por meio de (CAMPELLO, 2004) com fios torcidos e blindados.

15 – “Defense methods of electromagnetic pulse weapons”

16 – “Electro Explosive Devices: Functioning and Hazards”.

17 – Especificação dos resistores de 10 Ω, 200 Ω, 1kΩ, 10 kΩ, 20 kΩ, 50 kΩ e 100 kΩ utilizados no circuito de segurança e atuação de Veículos Lançadores de Satélites.

19 – Acompanhamento da implantação das medidas de segurança para o lançamento seguro do VLS-1 V04 por meio da mídia escrita.

20 – Recomendações para o lançamento seguro do VLS-1 V04 e algumas perguntas sobre o VLS-1 V03.

21 – Objetivo, Comentários e Conclusões.

22 – Análise de novas bibliografias.

23 – Métodos e Procedimentos de Segurança em Centros de Lançamentos de Foguetes. Página da Internet. Disponível em < URL: https://dallapiazza.wordpress.com/23-metodos-e-procedimentos-de-seguranca-em-centros-de-lancamento-de-foguetes/>. Acessado em 2013.

Advertisements

About Dallapiazza

Este trabalho de pesquisa é destinado à Força Aérea Brasileira. Tem como objetivo principal orientar os atuais e futuros engenheiros, que trabalham ou pretendem trabalhar nestas atividades de lançamento de foguetes de sondagem ou veículos lançadores de satélites, sobre o projeto correto do circuito de segurança e atuação de solo, os riscos existentes e as medidas preventivas que devem ser adotadas na proteção do mesmo, a fim de torná-lo seguro e fornecer subsídios para o lançamento seguro do VLS-1 V04, bem como ser fonte de material didático sobre este assunto. É também uma homenagem ao meu tio, Brig Eng Roberto Della Piazza (1938-2013), T72 do ITA e Ex-Diretor da Diretoria de Material da Aeronáutica, cujo sobrenome correto do pai e do avô é Dallapiazza.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s